As informações e dados das empresas têm se tornado os itens mais valiosos que elas podem ter. A principal prova disso, é a onda de sequestro de dados que vem acontecendo nos últimos anos, onde os hackers solicitam quantias em dinheiro para devolver as informações roubadas.
Sabendo da importância da conscientização sobre a segurança da informação, foi criado o Dia da Privacidade dos Dados, e a Trend Micro – uma das maiores provedoras de segurança da informação do mundo, nos dá algumas dicas de como se manter seguro nesta era de sequestro de dados.

1. Implemente uma proteção em multicamadas – Pequenas empresas normalmente só se concentram em proteger seus endpoints, mas não levam em consideração outros vetores potenciais de ameaças. É fundamental garantir que todos os dispositivos com acesso aos seus dados e/ou à sua rede estejam protegidos, incluindo dispositivos móveis. 

2. Proteja os servidores de e-mails – De acordo com o Relatório Geral de Segurança do Primeiro Semestre de 2016, 71% dos ransomware chegam via e-mail. Portanto, é obrigatório não só ter uma proteção extra para o seu e-mail, mas também tomar cuidado com mensagens solicitando transferências de dinheiro, mesmo que pareçam ser de uma fonte legítima.

3. Faça backup de todas as informações – Fazer o backup dos dados é fundamental para garantir que as informações da empresa não sejam usadas para disrupções ou extorsões, em caso de uma violação de dados. Recomenda-se seguir a regra 3-2-1: três cópias dos seus dados armazenados em dois locais diferentes com uma cópia armazenada fora do local.

4. Treine os usuários – Para lucrarem, os criminosos precisam que usuários desavisados abram um link malicioso ou autorizem uma transferência bancária fraudulenta. Treinar seus funcionários sobre os tipos de atividades suspeitas pode impedir que sua organização seja a próxima vítima de um bandido cibernético.

5. Proteja a nuvem – Muitas ofertas de nuvem fornecem pouca ou nenhuma segurança, tais como compartilhamento de arquivos, hospedagem de e-mail, etc.  As tecnologias Trend Micro oferecem Soluções de Segurança para ambientes híbridos e em nuvem.

6. Correção e atualização – Softwares desatualizados facilitam o acesso de ameaças e ataques em um pequeno negócio. A atualização para a versão mais recente do software de segurança reduzirá o risco de vulnerabilidades, impedindo que sejam exploradas. Também é importante garantir que seus sistemas operacionais estejam atualizados e desativar sistemas operacionais sem suporte, tais como Windows XP e Windows 2003.

Como está a segurança das informações da sua empresa? Nossa equipe especializada pode te ajudar a proteger seu ambiente, realizar os backups e as aplicações de atualizações. Entre em contato agora!