A Microsoft tem investido pesado em uma das soluções que mais cresce nos últimos anos, o Office 365. No começo deste ano a nossa parceira lançou o Delve, uma solução “inteligente” que busca informações armazenadas seja no OneDrive for Business, Exchange Online ou Sharepoint Online e as condensa em uma única console, parecida com uma linha de tempo. (Clique aqui e leia sobre no nosso blog.)

Em Abril  foi lançado mais novidade para os usuários que utilizam o SharePoint Online no modelo de intranet, o Office365 Vídeo. A solução não tinha suporte nativo para reprodução e compartilhamento de vídeos, o que restringia a divulgação desses conteúdos.

Com o Office 365 Vídeo agora é possível publicar, assistir e compartilhar via Yammer (rede social corporativa) vídeos corporativos, gravação de treinamentos e vídeos-conteúdo de vendas com todos os colaboradores que usam a ferramenta. Veja como é simples criar e gerenciar conteúdo dentro o da solução:

1.       Entre no portal do Office 365 online e click no ícone “Vídeo”, conforme figura abaixo.

Office365_Video

2.       Logo em seguida você será redirecionado para a tela de Dashboard onde é apresentado os principais vídeos e principais canais. Conforme figura abaixo:

Office365_Video1

3.       Para inserir um novo vídeo, clique no ícone “Canais”, conforme figura abaixo:

Office365_Video2

4.       Logo em seguida é apresentado ao usuário todos os canais criados dentro da conta do Office 365, conforme figura abaixo. O Canal “Comunidade” é liberado para toda a equipe editar e gerenciar o conteúdo disponibilizado dentro desta comunidade, para as demais comunidades que forem criadas, como por exemplo a comunidade “Office 365” disponibilizada na tela abaixo, é possível definir um gerenciador e inclusive quem pode ver ou editar os conteúdos.

Office365_Video3

5.       Para criar um novo canal o processo é muito simples, basta clicar no ícone “Novo Canal”, conforme ilustrado na figura abaixo:

Office365_Video4

6.       Em seguida é solicitado que o usuário forneça um nome ou apelido para o canal e inclusive a cor do respectivo canal, observe na figura abaixo:

Office365_Video5

7.       No nosso exemplo, apelidamos o canal com o nome de “teste” e a cor escolhida é o Azul. Em seguida basta clicar em Criar, conforme mostrado na abaixo:

Office365_Video6

8.       Assim o canal será criado, seguindo as informações que o usuário acabou de preencher na tela acima.

Office365_Video7

9.       O tempo de criação pode demorar de 1 a dois minutos, dependendo da velocidade de conexão de internet do usuário. Ao final do processo, a seguinte tela é apresenta ao usuário:

Office365_Video8

10.   Pronto, o seu canal já está criado, agora é só fazer as configurações de segurança necessárias. Para isso, click no ícone “Gerenciar Configurações”, conforme mostrado na figura abaixo:

Office365_Video9

Office365_Video10

11.   Nesta tela, no campo “Geral” é possível mudar o nome do canal, assim como a cor do mesmo e também excluir, caso identifique a necessidade. O que precisamos fazer agora é gerenciar as permissões de acesso a esse canal, click no ícone “Permissões”, conforme figura abaixo:

Office365_Video11

12.   Na tela a seguir é possível definir quem são os proprietários do canal, quem são os editores e quem pode visualizar. Uma informação importante, os usuários devem pertencer a mesma conta ou domínio em que foi atribuído ao Office 365 da empresa. Para inserir dados em qualquer um dos campos abaixo, basta clicar e digitar.

Office365_Video12

13.   Agora vamos para a segunda etapa, publicar um vídeo no Office 365 vídeo. Para voltar a tela inicial do canal, click na seta para a esquerda, conforme figura abaixo:

Office365_Video13

14.   Após esse processo e com tela inicial carregada, click no ícone “Carregar Vídeos”, conforme figura abaixo:

Office365_Video14

15.   Em seguida será apresentada a seguinte página

Office365_Video15

16.   Para “carregar” os vídeos existem duas opções, ou o usuário arrasta e solta um arquivo armazenado dentro de alguma pasta no computador, ou click no ícone de Upload, conforme figura abaixo:

Office365_Video16

17.   Logo em seguida, será apresentada ao usuário uma tela para que ele possa escolher o diretório ou pasta em que o vídeo está (é aconselhado que faça o upload de um vídeo por vez).

Office365_Video17

18.   Logo em seguida será iniciado o processo de upload do vídeo

Office365_Video18

19.   Esse processo pode demorar, variando conforme o tamanho do vídeo e a velocidade de internet do usuário.

Office365_Video19

Logo em seguida será apresentada a tela acima, nesse momento o vídeo está sendo compilado para que seja possível executar o mesmo pelo portal.

Essa solução está disponível para clientes que utilizam assinaturas E1, E2, E3, E4 ou planos A.. Além disso é preciso ter em qualquer um desses planos a assinatura do SharePoint Online.

Para saber mais informações acesse esse link.

post lucas